Fabricante diz que faz apuração de casos suspeitos envolvendo fórmulas infantis
A fabricante de fórmulas infantis que teve lotes com a comercialização, distribuição e uso proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância de Vigilância Sanitária), informou que está “apurando as informações e segue empenhada em atender todos os contatos recebidos, tratando cada caso de forma individual, em conformidade com seus processos internos e políticas de atendimento”.
A Nestlé Brasil ainda reformou que “está em contato com as autoridades competentes para investigar possíveis casos de reações após consumo de produtos pertencentes ao recall com agilidade. A segurança e o bem-estar dos bebês permanecem como sua principal prioridade”, pontuou.
O posicionamento foi enviado ao Dourados News, após a confirmação pela SES-DF (Secretaria de Saúde do Distrito Federal) de dois casos de intoxicação envolvendo crianças de cerca de um ano de idade, na capital federal. “Os bebês consumiram os produtos dos lotes contaminados identificados pela empresa Nestlé. Os lactantes, que têm cerca de um ano de idade, apresentaram vômitos persistentes e diarreia. Após a identificação dos lotes consumidos, as famílias suspenderam o consumo dos produtos e os pacientes evoluem bem”, informou o órgão.
DOURADOS
Em Dourados, o caso suspeito de uma bebê de dois meses é monitorado pela Vigilância Sanitária junto com a Epidemiológica. A ligação entre o consumo de fórmula infantil de uma das marcas alvos da resolução nº 32/2026 da Anvisa, com o quadro de saúde da criança, ainda é investigado e a confirmação depende de análise laboratorial.
Diante da suspeita, o município reforçou a fiscalização para orientar os estabelecimentos sobre a resolução, publicada no dia sete deste mês. Nesta segunda, dia 12, e terça-feira, dia 13, foram visitadas 23 empresas. Parte dessas chegaram a receber lotes alvos da proibição, mas na maioria não tinha disponíveis para venda. Entre as farmácias, nenhuma tinha produto proibido nas prateleiras. Já em um supermercado da cidade, foi encontrado um dos itens em gôndolas.
PRODUTOS
A possível presença da substância Cereulide, produzida pelo microorganismo Bacillus cereus, em um dos ingredientes utilizados em suas fórmulas infantis, foi identificada pela própria Nestlé durante análises periódicas de qualidade. Foi também a fábrica quem comunicou a Anvisa, para pedir a retirada voluntária e preventiva dos lotes do mercado brasileiro. A indústria alega que aguardou autorização do órgão e seguiu os processos junto aos varejistas que já tinham os produtos em estoque e comunicado os consumidores.
Estão incluídos nessa devolução voluntária, somente lotes especificados das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A medida não tem impacto sobre os demais lotes de produtos desses mesmos selos da indústria. A lista está disponível no site da Anvisa e da Nestlé.
A orientação da fábrica é para que os “consumidores com produtos pertencentes aos lotes especificados no recall suspendam imediatamente o uso e entrem em contato com o Atendimento ao Consumidor da Nestlé para devolução gratuita e reembolso integral, pelos canais [email protected], 0800 761 2500 e WhatsApp (11) 97893-3289”, disponíveis 24h.
Fonte: Dourados News




Comentários