O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (14) que está suspensa a emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil. Segundo informações divulgadas pelo canal de televisão Fox News Digital e confirmadas depois em publicação feita pela secretária de imprensa, Karoline Leavitt, por meio de publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), a suspensão terá início em 21 de janeiro e seguirá por tempo indeterminado. A medida foi anunciada de forma pouco clara e deixou dúvidas. Leia abaixo perguntas e respostas sobre o assunto:
Segundo o órgão, a medida busca garantir que os novos imigrantes “não extrairão riqueza do povo norte-americano”.
“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo norte-americano”, afirmou o órgão.
A publicação do Departamento de Estado informou que está suspensa a emissão de vistos de imigrante. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não especificou se a medida se aplica a todos os vistos ou se há alguma exceção.
De acordo com o site do Departamento de Estado, os EUA têm duas categorias de vistos:
A medida anunciada suspende somente a emissão de novos vistos de imigrantes. Brasileiros que tenham a intenção de fazer uma viagem a turismo ou visitar familiares e amigos nos Estados Unidos precisam tirar o visto B2, que está enquadrado na modalidade de vistos não imigrante.
A medida foi confirmada primeiro pela secretária de imprensa Karoline Leavitt, que publicou, em seu perfil no X, o link de um artigo da Fox News Digital que anunciava a suspensão. A emissora não divulgou a lista completa de países afetados, mas afirmou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista.
“A suspensão afeta dezenas de países – incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia – cujos imigrantes muitas vezes se tornam um encargo público para os Estados Unidos após a chegada. Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada. O governo Trump sempre colocará os Estados Unidos em primeiro lugar”, afirmou o departamento de Estado.
Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News Digital teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.
Segundo a emissora, a suspensão terá início em 21 de janeiro e seguirá por tempo indeterminado.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Fonte: Jovem Pan News




Comentários