O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira (14) que conversou por telefone com a presidente interina de Venezuela, Delcy Rodríguez, no primeiro contato público entre ambos após a deposição forçada de Nicolás Maduro em um ataque dos Estados Unidos. O telefonema marca um ponto de virada na relação entre os dois países, que já estão tomando medidas para retomar os laços diplomáticos e assinaram acordos energéticos.
Trump garantiu que tudo “vai muito bem” com a Venezuela, quase duas semanas depois que as forças americanas bombardearam Caracas e outras regiões, e capturaram Maduro. “Tivemos uma longa ligação, discutimos muitas coisas”, declarou Trump a jornalistas, e descreveu Delcy como “uma pessoa formidável”. “É alguém com quem trabalhamos muito bem”. Por sua vez, a dirigente venezuelana classificou a conversa de “produtiva e cortês” e “realizada em um marco de respeito mútuo”.
“Abordamos uma agenda de trabalho bilateral em benefício de nossos povos, assim como assuntos pendentes na relação entre nossos governos”, escreveu ela no aplicativo de mensagens Telegram. Pouco antes, anunciou que a Venezuela vive um “novo momento político” em um breve encontro com jornalistas, no qual ignorou perguntas sobre uma possível viagem a Estados Unidos e Colômbia. “Ela está com o passaporte vencido”, brincou o irmão da presidente interina e chefe do parlamento, Jorge Rodríguez.
Trump tem reunião marcada nesta quinta-feira (15) com a Nobel de la Paz María Corina Machado, líder da oposição venezuelana relegada até agora nos planos de Washington para a Venezuela pós-Maduro.
*Com informações da AFP
Fonte: Jovem Pan News




Comentários