Contrato para sistema de abastecimento de água nas aldeias deve ser assinado amanhã
O contrato para a implantação de um sistema de abastecimento de água potável nas aldeias Jaguapiru e Bororó, deve ser assinado nesta sexta-feira, dia 16, durante agenda do governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, em Dourados. O investimento previsto é de R$ 48,7 milhões, o que segundo o Estado, “marca um dos maiores aportes em infraestrutura hídrica já destinados às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul”.
A assinatura está prevista para as 9h30, na sede da Regional da Sanesul – concessionária pública de saneamento básico. Na ocasião, ainda serão assinadas outras ordens de serviço e feitas entregas de obras na rede de distribuição de água e coleta de esgoto.
Aldeias sem água
A falta de água na Reserva de Dourados é um problema enfrentado há décadas pelos indígenas. A maioria ainda precisa percorrer longas distâncias para ter acesso, além de depender de caminhões-pipa que são enviados periodicamente, utilizar água armazenada em caixas no quintal de casa e estar sujeita a problemas de saúde.
A comunidade ao longo dos anos, chegou a bloquear rodovia para protestar, além de participar de reuniões com autoridades em busca de uma solução. Há pelo menos dois anos, foram adotadas medidas paliativas, mas até o momento não há um sistema de abastecimento que alcance todos os moradores de uma das maiores reservas indígenas do país.
Fonte: Dourados News




Comentários