A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira (16) que o bloco econômico e o Brasil avançam nas negociações para firmar “um acordo político muito importante sobre matérias-primas”. A líder do órgão Legislativo europeu deu declaração durante encontro com o chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Rio de Janeiro, antes de seguir para o Paraguai, onde será assinado no sábado (17) o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Sobre o tratado para a exploração de matérias-primas, a presidente da Comissão Europeia explicou que a União Europeia negocia com o Brasil a adoção de uma “cooperação em projetos de investimentos conjuntos em lítio, níquel e terras raras” sem detalhar como funcionaria a parceira. Ela argumentou que o acordo é “fundamental para a transição digital e limpa”. Sem citar diretamente a política protecionista adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, von der Leyen afirmou também que um tratado para a exploração dos minerais críticos é necessário para garantir a “independência estratégica” em um cenário internacional, onde os insumos são usados como “instrumentos de coerção”.
A presidente da Comissão Europeia aproveitou a ocasião para elogiar Lula. Ela disse que o chefe do Executivo “é um líder profundamente empenhado nos valores que nos são caro”. “Respeito pelo nosso planeta, pelas nossas comunidades e pelos outros países, é este o líder que necessitamos no mundo de hoje”, disse. Von der Leyen afirmou que “a liderança política, o empenho e dedicação” que o petista “demonstrou nas últimas semanas e meses” durante as negociações para a aprovação do acordo de livre comércio “são verdadeiramente inigualáveis”.
Em seu discurso, a presidente da Comissão Europeia relembrou que, em 2027, será celebrado o 20º aniversário da parceria estratégica firmada entre a UE e o Brasil. Diante desse marco, von der Leyen declarou que a implementação do tratado “não poderia ser mais oportuno”. “O acordo UE-Mercosul transmite uma forte mensagem: bem-vindos ao maior mercado do mundo e à maior zona de comércio livre do planeta, é este o poder de parcerias, abertura, amizade e compreensão entre povos e regiões aquém e além-mar, é assim que criamos uma verdadeira prosperidade”, afirmou.
Von der Leyen ainda declarou que os esforços não terminam com a assinatura do tratado, mas “será só um primeiro passo”. Ela afirmou que “a história só será concluída” quando a população dos países envolvidos no acordo “usufruem das vantagens” do livre comércio.
Fonte: Jovem Pan News




Comentários