Tempestade com ventos de até 100 km/h causa estragos e mobiliza equipes em Dourados

Tempestade com ventos de até 100 km/h causa estragos e mobiliza equipes em Dourados

Uma forte tempestade atingiu Dourados na noite desta sexta-feira (16), provocando quedas de árvores, galhos espalhados por vias públicas e danos pontuais em residências, especialmente na região noroeste da cidade. De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de vento podem ter alcançado cerca de 100 km/h, conforme os danos observados após o temporal.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Dourados, Johnes Aniceto Santana, a chuva começou por volta das 19h20 e o volume registrado foi de 9,9 milímetros, conforme dados da estação da Embrapa. Apesar do baixo acumulado de chuva, a força do vento foi suficiente para causar transtornos em diversos bairros.

“A maior parte dos atendimentos esteve relacionada à queda de galhos e de árvores inteiras. Foram 32 ocorrências atendidas pela Defesa Civil, com equipes trabalhando até a madrugada”, informou Johnes.

Os bairros mais afetados ficam na região noroeste, como Vila Aurora, Vila Matos e Jardim Universitário, além de áreas próximas à rua Ponta Porã, rua Monte Alegre e região da Unigran. Não houve registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas. Apenas uma ocorrência de destelhamento foi registrada, e a Defesa Civil deve realizar o atendimento com doação de lona.

Durante a noite, equipes da Defesa Civil, Semsur, Corpo de Bombeiros e Energisa atuaram de forma conjunta para atender as emergências, liberar vias interditadas e reduzir riscos à população. “Trabalhamos até tarde da noite e madrugada para garantir o atendimento inicial. Neste sábado (17), seguimos com a limpeza pública, catação de galhos e atendimentos que ficaram pendentes por estarem sobre a rede elétrica”, explicou o coordenador.

Alerta de chuvas intensas continua neste sábado

Dourados segue em alerta de chuvas intensas neste sábado (17), conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, classificado como Perigo Potencial, teve início às 8h26 de sábado e segue até as 9h de domingo (18).

A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Entre as orientações do Inmet estão evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para o domingo (18), a previsão é de mínima de 24°C e máxima de 35°C, com muitas nuvens. Já na segunda-feira, os termômetros devem variar entre 23°C e 34°C.

Fonte: Dourados News

Comentários