O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse neste domingo que falou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação em Groenlândia e Ártico, após as ameaças tarifárias feitas pelo republicano a oito países europeus e da Otan que enviaram tropas à ilha ártica.
“Falei com (o presidente dos Estados Unidos) sobre a situação de segurança em Groenlândia e Ártico. Continuaremos trabalhando nisso e espero vê-lo em Davos no final desta semana”, disse Rutte em uma mensagem nas redes sociais.
Trump concentrará as atenções durante o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), que começa amanhã na localidade suíça de Davos e que será marcado pelo aumento da tensão entre EUA e Europa devido aos planos da Casa Branca de anexar a Groenlândia.
O presidente americano também coincidirá no evento com os líderes de alguns dos oito países europeus e membros da Otan — Dinamarca, Alemanha, Noruega, Reino Unido, França, Suécia, Holanda e Finlândia — aos quais ameaçou ontem com uma tarifa de até 25% por participarem de manobras militares na Groenlândia, medida que vigoraria até que se chegue a um acordo que lhe permita comprar a grande ilha ártica.
Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia realizam uma reunião extraordinária ainda na tarde de hoje, enquanto o bloco comunitário prepara os próximos passos em sua resposta conjunta às tarifas.
*EFE
Fonte: Jovem Pan News



Comentários