Um homem de 36 anos morreu sob custódia do Serviço de Imigração dos Estados Unidos (ICE), na última quarta-feira (14). Segundo a própria agência, Victor Manuel Diaz foi encontrado inconsciente dentro de sua cela em centro de detenção em El Paso, no Texas. Ele foi preso em Minnesota, Mineápolis, no dia 6 de janeiro. Segundo o ICE, o homem era um cidadão da Nicarágua que entrou ilegalmente nos Estados Unidos pelo México no dia 26 de março de 2024. A causa da morte está sendo investigada, mas a agência aponta suicídio.
O Departamento de Segurança Nacional americano também confirmou na última sexta-feira (16) que um cidadão mexicano morreu em centro de detenção na Georgia. Heber Sanchez Dominguez, de 34 anos, esteve preso por seis dias esperando julgamento antes de ser encontrado enforcado e sem resposta em sua cela. Segundo o departamento, pelo menos 15 pessoas já morreram sob custódia do ICE no último ano.
Victor Manuel Diaz foi detido em Mineápolis, cidade de Minnesota, que vive uma onda de protestos após uma operação do ICE resultar na morte a tiros de Renée Nicole Good, de 37 anos, no dia 7 de janeiro. Ela estava desarmada, em um veículo e tentou arrancar após ser cercada por agentes. Um deles disparou e matou a mulher.
A repercussão foi imediata e milhares de pessoas tomaram as ruas tanto em Mineápolis como em outras cidades pedindo o fim das ações da autoridade migratória. O governador do estado, Tim Walz e o prefeito de Mineápolis, Jacob Frey, alegam que as ações violam direitos constitucionais e buscam articular leis estaduais para barrar o aumento de agentes do ICE.
Segundo dados oficiais, entre o último semestre de 2025 até janeiro de 2026 o ICE mobilizou mais de 2.000 agentes em Minnesota e prendeu mais de 400 pessoas.
Fonte: Jovem Pan News




Comentários