A alta representante da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou nesta segunda-feira (19), que a segurança do Ártico é um interesse transatlântico comum, e um “tema que podemos discutir com nossos aliados americanos”. Em publicação na rede social X, no entanto, a diplomata afirmou que “as ameaças tarifárias não são o caminho a seguir” e que a “soberania não serve para fins comerciais”.
Kallas afirmou que o bloco não tem “interesse em iniciar uma disputa”, mas que irá manter sua posição. “A Europa possui um conjunto de ferramentas para proteger seus interesses”, concluiu.
Denmark and Greenland are not alone.
Good to see my colleagues @troelslundp and Vivian Motzfeldt.Arctic security is a shared transatlantic interest, and one we can discuss with our US allies.
But tariff threats are not the way to go about this. Sovereignty is not for… pic.twitter.com/AbIhQ2ZI13— Kaja Kallas (@kajakallas) January 19, 2026
A declaração veio após Kallas se reunir com o vice-primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, com o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, e com a ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Fonte: Jovem Pan News




Comentários