Chico Lucas comandará a Secretaria Nacional de Segurança Pública

Chico Lucas

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, vai comandar a chefia da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. À Jovem Pan, o piauiense disse na quarta-feira (21) que assumirá o cargo assim que finalizar a transição no governo de seu estado.

A Jovem Pan apurou que o secretário esteve em Brasília, na terça-feira (20), para uma reunião com o novo ministro da pasta, Wellington César Lima e Silva, mas o convite não havia sido formalizado na ocasião.

O nome de Chico Lucas chegou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que também é piauiense. Segundo fontes do Planalto, Lula aprovou a indicação.

Chico Lucas celebrou a escolha de seu nome para o cargo. Em publicação no Instagram, o secretário disse que aceitou o convite de Wellington César “com senso de dever e espírito de cooperação”. Ele também agradeceu a “confiança” de Lula e do ministro.

“Estendo os meus agradecimentos aos secretários integrantes do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, comprometendo-me em fortalecer ainda mais a cooperação federativa, ao governador Rafael Fonteles, pelo apoio que possibilitou os avanços que conquistados no Piauí e aos piauienses pela generosidade de acreditar no trabalho desenvolvido coletivamente pelas Forças de Segurança”, escreveu Chico Lucas.

Por meio de publicação nas redes sociais, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), celebrou a escolha de Chico Lucas para a secretaria nacional. O chefe do Executivo piauiense destacou os resultados registrados no estado quanto à segurança pública.

“O estado do Piauí tem obtido expressivos resultados na redução da violência em relação a todos os tipos de crimes, com destaque para uma [queda de cerca de] 30% nos homicídios e [mais de] 50% nos roubos de celulares, isso se deve à prioridade do nosso governo para a segurança pública e à competência e dedicação do nosso secretário Chico Lucas”, escreveu Fonteles.

Chico Lucas ganhou projeção nacional por meio do Conselho dos Secretários de Segurança Pública (Consep) como indicado para o cargo de ministro da Segurança Pública, promessa de campanha de Lula. Com a saída de Ricardo Lewandowski do comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o grupo interpretou que o momento era “oportuno e estratégico” para desmembrar a pasta em duas.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários