‘Conselho da Paz’: quem aceitou e quem recusou o convite de Trump

donald trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, lançou na quinta-feira (22), durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o chamado ‘Conselho da Paz’. Mais de 20 países já aceitaram o convite do americano para fazer parte do grupo.

Segundo o republicano, o objetivo do conselho será resolver conflitos globais – ele terá como foco inicial a Faixa de Gaza e deverá ampliar atuação para outras regiões do mundo.

Ele também afirmou já ter convidado o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para integrar o conselho, embora o Kremlin ainda não tenha confirmado se aceitou o convite. Putin afirmou que seu país ainda está consultando os “parceiros estratégicos” de Moscou antes de decidir se comprometer.

Na terça-feira (20), Trump disse que o presidente Lula, que também foi convidado para o conselho, poderá ter um “grande papel” na entidade. Na ocasião, o governo brasileiro confirmou o convite, mas disse que Lula prefere avaliar as condições geopolíticas envolvendo o papel da entidade antes de tomar uma decisão.

O presidente dos EUA chegou a convidar o Canadá para integrar o conselho, mas cancelou o convite. Os dois países têm trocado farpas desde a eleição do republicano após Trump impor taxas ao país vizinho e indicar que gostaria de anexá-lo ao território americano.

Veja a seguir as listas completas dos países que aceitaram integrar o conselho, dos que negaram e dos que ainda não responderam.

Quem aceitou participar

Quem se recusou a participar

Quem está analisando

*com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: Jovem Pan News

Comentários