Rússia admite que atacou Ucrânia enquanto negocia com ucranianos e americanos

A Rússia admitiu neste sábado que continua bombardeando massivamente as infraestruturas energéticas ucranianas em meio às negociações tripartites mediadas pelos EUA em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Em comunicado, o Ministério da Defesa russo informou neste sábado sobre ataques com mísseis de alta precisão e longo alcance, e drones de assalto contra oficinas de fabricação de aparelhos não tripulados “e também instalações energéticas que são utilizadas no interesse da indústria militar da Ucrânia”.

“Todos os objetivos do ataque foram cumpridos. Todas as instalações indicadas foram atingidas”, acrescentou.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insistiu neste sábado para que seus parceiros não atrasem a entrega de baterias antiaéreas após o novo ataque contra a infraestrutura energética ucraniana, no qual a Rússia lançou 21 mísseis e 375 drones, causando a morte de pelo menos uma pessoa.

“É imprescindível que cumpramos tudo o que foi acordado com o presidente (americano, Donald) Trump, em Davos, em matéria de defesa antiaérea”, destacou no Telegram.

A Força Aérea ucraniana detalhou em comunicado que a Rússia lançou, na noite de sexta-feira, dois mísseis antinavio 3M22 Zircon, a partir da península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014; doze mísseis de cruzeiro Kh-22/Kh-32 a partir do espaço aéreo da região russa de Briansk; seis mísseis balísticos Iskander-M/S-300, a partir de Briansk e da Crimeia; e um míssil aéreo guiado Kh-59/69 a partir do espaço aéreo da região russa de Kursk.

Além disso, a Rússia lançou 375 drones de ataque Shahed, Gerbera, Italmas e outros tipos a partir das direções russas de Kursk, Oriol, Millerovo, Shatalovo e Briansk e do território ucraniano ocupado da região de Donetsk.

De acordo com a Direção-Geral do Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia, em Kiev, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas. A vítima e dois dos feridos estavam no edifício da fábrica de doces Roshen, que foi atingido durante o ataque.

*EFE

Fonte: Jovem Pan News

Comentários