Dourados é selecionada para receber apoio prioritário no combate à fome
Dourados foi incluído entre os municípios prioritários definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para receber apoio técnico e institucional na implementação do Protocolo Brasil Sem Fome.
A decisão consta em portaria publicada nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, e coloca o município no radar estratégico das ações federais de combate à insegurança alimentar.
O critério utilizado pelo Governo Federal baseou-se no número de famílias em risco de insegurança alimentar grave, ou seja, lares onde a falta de comida é uma realidade concreta, conforme o indicador CadInsan.
Entraram na lista os 500 municípios com maior número de famílias nessa situação. Dourados aparece nesse grupo. Outras cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Aquidauana, também integram a lista nacional.
Como funcionará o apoio
Ao contrário de outros programas, o Protocolo Brasil Sem Fome foca na natureza técnica e institucional, sem envolver transferência direta de recursos financeiros entre entes.
Durante um período de 12 meses, a prefeitura de Dourados contará com profissionais designados para apoiar a construção de uma ‘cartografia de respostas locais’, unificação das ações entre o SUS (Saúde), SUAS (Assistência Social) e Sisan (Segurança Alimentar) e capacitação de equipes locais para identificar pessoas invisíveis ao poder público e incluí-las no Cadastro Único.
Para garantir o início do suporte, a gestão municipal precisa cumprir ritos formais estabelecidos pela Portaria. O primeiro passo é o envio do Termo de Aceite assinado pelo Chefe do Poder Executivo em até 30 dias após a manifestação de interesse do Estado.
Além disso, o município deve estar vinculado ou comprometer-se a aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no prazo de 120 dias.
Fonte: Dourados News




Comentários