Brasileiro detido pelo ICE é transferido e perde contato com família, diz esposa

A norte-americana Hannah Silveira, e o brasileiro Matheus Silveira preso por agentes de imigração dos EUA (ICE)

A veterana do exército americano Hannah Silveira, e esposa do brasileiro Matheus Silveira, preso por agentes de imigração dos EUA (ICE, na sigla em inglês) durante uma entrevista para visto, afirmou que perdeu a comunicação com ele nesta segunda-feira (26).

Os agentes de imigração afirmam que “não conseguem localizá-lo” após o marido ter sido supostamente transferido entre centros de detenção.

“O ICE simplesmente não consegue encontrar meu marido. Meu marido teve concedida a saída voluntária dos Estados Unidos, e um juiz determinou que ele poderia embarcar em um voo comercial, um voo regular saindo de San Diego, para ser transferido ao Brasil, onde nós iríamos começar nossa nova vida”, explicou Hannah em post nas redes sociais.

No entanto, ao acessar o aplicativo usado para comunicação com detentos, Hannah afirmou que o nome do marido já não constava no sistema. Ela relatou ainda que entrou em contato com o Centro de Detenção de Otay Mesa para questionar a impossibilidade de comunicação, mas ouviu que os funcionários “não sabem onde ele está”.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que, por meio do Consulado-Geral em Los Angeles e do Consulado Honorário em San Diego, presta assistência ao brasileiro e a seus familiares.

A Jovem Pan também entrou em contato com o ICE sobre o caso. Se houver resposta, o texto será atualizado.

Matheus foi detido em 24 de novembro de 2025 durante a entrevista final para obtenção do green card (residência permanente) em um escritório do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), em San Diego, na Califórnia.

Segundo a esposa, o casal participou junto da etapa final do processo migratório, que já teria sido aprovado.

Ao portal Newsweek, Hannah relatou que, em determinado momento da entrevista, a agente responsável afirmou que “pessoas no corredor” aguardavam por eles.

Hannah afirma que quatro agentes do ICE entraram no escritório e prenderam Matheus, alegando a existência de um mandado de prisão relacionado à permanência dele no país após o vencimento do visto, durante a pandemia de coronavírus.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários