Mercado de trabalho recebe novos profissionais formados pela Unigran
As cerimônias de colação de grau da Unigran, realizadas entre os dias 16 e 24 de janeiro, marcaram oficialmente a abertura do calendário acadêmico de 2026 e celebraram a formação de novos profissionais, oriundos dos cursos presenciais, semipresenciais e da modalidade a distância. As solenidades reuniram formados das áreas do Direito, Engenharias, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Tecnologias e Licenciaturas, consolidando um ciclo decisivo na trajetória acadêmica e profissional dos acadêmicos.
Para a formada em Fisioterapia, Isamara Araujo Batista, a colação simboliza a superação de etapas cruciais. “É um sonho realizado, um momento que representa crescimento pessoal e profissional. Levo da Unigran valores humanos, como amadurecer em diversas etapas, fazer amigos, saber como o outro se sente, valores fundamentais para a área da saúde”, destacou.
A experiência profissional já em curso também ressignifica esse momento. Rayssa Layza Gonçalves de Souza, concluinte de Enfermagem e já inserida no mercado de trabalho, avalia a formatura como confirmação de um caminho construído com responsabilidade. “A formação acadêmica foi decisiva para me dar segurança, confiança e consciência do meu papel profissional. A Unigran me preparou para a realidade da profissão com ética e sensibilidade”, afirmou.
“Estar empregada no momento da minha colação de grau muda completamente o significado da formatura para mim. Ela deixa de ser apenas o encerramento de uma etapa e passa a representar a confirmação de um caminho que já comecei a trilhar. O diploma não simboliza apenas um futuro que ainda virá, mas reconhece um esforço que estará sendo colocado em prática na minha vida profissional”, enfatizou Rayssa.
Na modalidade EaD, o formado em Administração, Matheus Chimenes Rodrigues, ressaltou o impacto direto da graduação em sua carreira. “A gente passa por muita coisa para a gente conseguir nosso diploma, tem que abrir mão de muitas coisas também, e eu estou me sentindo muito realizado. Hoje atuo como coordenador administrativo e financeiro. A formação transformou minha trajetória e ampliou minhas possibilidades. A educação mudou completamente a minha vida”, pontuou.
A formação desses novos profissionais ocorre em um cenário favorável de empregabilidade em Mato Grosso do Sul. Entre 2025 e 2026, o Estado figurou entre os cinco com maior crescimento na geração de empregos formais no país, com mais de 20 mil novas vagas apenas no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Durante as solenidades, o Reitor da Unigran, professor Renato de Aguiar Lima Pereira, destacou o papel social da Instituição, que em 2026 celebra 50 anos de história. “Celebramos uma trajetória que ampliou oportunidades, formou profissionais e desempenhou papel decisivo no desenvolvimento regional. Que o conhecimento adquirido aqui seja sempre guiado pela ética, pelo respeito e pelo compromisso com a sociedade”, afirmou.
Para os colegas que estão iniciando a caminhada acadêmica, Rayssa deixa um recado: “Vivam cada etapa com presença e propósito. Haverá dias de cansaço, insegurança e dúvidas, e tudo isso faz parte do processo. Não se cobrem perfeição, mas constância. Cada aula, cada estágio, cada dificuldade enfrentada está moldando não só o profissional que vocês serão, mas também a pessoa que estão se tornando”.
Ao diplomar os novos profissionais, a Unigran solidifica sua missão educacional, contribuindo para um mercado de trabalho mais qualificado, dinâmico e alinhado às demandas contemporâneas, além de potencializar projetos de vida por meio da educação superior. E, para quem deseja viver este momento memorável, a Unigran está com inscrições abertas para o Vestibular 2026, com opções de cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Acesse o site unigran.br e saiba mais.
Fonte: Dourados News




Comentários