IDF Estima Mais de 71 Mil Palestinos Mortos em Gaza, Aproximando-se de Números do Hamas

Relatório inédito das Forças de Defesa de Israel (IDF) reconhece a dimensão da crise humanitária na Faixa de Gaza, equiparando-se a dados previamente divulgados pelo Ministério da Saúde Palestino.

Um jovem palestino lamenta o corpo de um homem morto um dia antes enquanto tentava obter ajuda em um ponto de distribuição perto da passagem de fronteira de Zikim, controlada por Israel, durante seu funeral no hospital Al-Shifa, na Cidade de Gaza, em 23 de junho de 2025. (Foto de Omar AL-QATTAA / AFP)

As Forças de Defesa de Israel (IDF) estimam que mais de 71 mil palestinos morreram durante o conflito na Faixa de Gaza. Este número se aproxima das estatísticas apresentadas pelo Ministério da Saúde palestino, controlado pelo Hamas. A informação, divulgada pelo The Times of Israel, marca a primeira vez que autoridades israelenses admitem uma escala de mortes tão elevada. O relatório indica que o total de vítimas pode representar cerca de 3,5% da população de Gaza, estimada entre 2,1 e 2,3 milhões de habitantes. As autoridades israelenses alertam que o número real pode ser ainda maior, devido à presença de corpos sob os escombros. O documento não especifica a proporção entre civis e combatentes do Hamas ou de outros grupos. A guerra resultou em destruição massiva de infraestrutura e moradias, além de um grave impacto psicológico e humanitário. Com informações de Lucca Bassani. Reportagem produzida com auxílio de IA.

Comentários