Liam Conejo Ramos, o menino de cinco anos cuja detenção por agentes federais de imigração em Minneapolis gerou repercussão internacional, retornou ao seu lar no sábado, conforme anunciou o legislador Joaquín Castro no domingo (1º).
“Liam já está em casa, com seu gorro e sua mochila”, escreveu Joaquín Castro, representante democrata do Texas, em sua conta no X, acompanhado de uma fotografia do menino. A detenção de Liam e seu pai ocorreu em 20 de janeiro durante uma operação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA).
A foto do menino, usando um gorro azul com orelhas de coelho e uma mochila, enquanto era detido, causou forte comoção. O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, declarou que a detenção ocorreu após a tentativa de fuga do pai, supostamente um imigrante ilegal.
Ambos permaneceram 12 dias em um centro de detenção para famílias migrantes no Texas, a 1.800 quilômetros de Minneapolis. Um juiz federal ordenou a libertação de pai e filho no sábado. O magistrado criticou a implementação de cotas diárias de expulsões que traumatizam crianças, e mencionou a Declaração de Independência dos Estados Unidos em sua decisão.
Após a libertação, Joaquín Castro acompanhou pai e filho de volta para Minnesota. Ele afirmou: “Não vamos parar até que todas as famílias, todas as crianças, estejam de volta em seus lares”.
*Com informações da AFP. Fonte: Jovem Pan News




Comentários