Estudo revela que 73% dos imigrantes detidos nos EUA não possuem antecedentes criminais

Dados do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) indicam um foco crescente em deter imigrantes sem histórico criminal, enquanto detenções são usadas para forçar a deportação.

Agentes federais detêm um manifestante em Minneapolis, Minnesota, em 3 de fevereiro de 2026. Um juiz dos EUA negou, em 31 de janeiro de 2026, o pedido de Minnesota para forçar o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) a suspender sua ampla operação de detenção e deportação no estado, que deixou dois cidadãos americanos mortos e alimentou protestos em massa. Agentes federais mascarados e fortemente armados percorreram comunidades de Minnesota em busca de imigrantes indocumentados, detendo milhares e matando a tiros dois cidadãos americanos no processo.

Um estudo do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC), banco de dados da Universidade de Syracuse, revela que 73% dos 68 mil imigrantes detidos nos Estados Unidos (EUA) não possuem antecedentes criminais. Segundo o TRAC, muitos dos condenados cometeram apenas delitos menores, como infrações de trânsito. Paralelamente, o Conselho Americano de Imigração calcula que a prisão de imigrantes sem antecedentes criminais aumentou 2.450% sob o governo de Trump. A organização destaca que as detenções têm sido usadas para forçar os imigrantes a aceitarem a deportação. Em novembro de 2025, para cada pessoa liberada da detenção do ICE enquanto aguardava uma audiência, 14,3 pessoas foram deportadas diretamente, um aumento em relação à proporção de 1,6 em dezembro de 2024. O Conselho Americano de Imigração também calculou que a detenção de imigrantes aumentou 75% durante o governo Trump, passando de 40 mil para 68 mil pessoas presas. O professor emérito de história da Universidade de Brown, James N. Green, destacou que juízes de Minnesota têm apontado centenas de violações nos procedimentos para detenção de imigrantes. Recentemente, foi divulgada a detenção do influencer brasileiro Júnior Pena, conhecido por compartilhar informações sobre imigração nos EUA para a comunidade brasileira. Segundo um amigo, Maycon MacDowel, Pena teria sido detido por não comparecer a uma audiência sobre seu processo de imigração. Fonte: Agência Brasil

Comentários