HRD de Dourados integra Rede Nacional de UTIs Inteligentes do SUS

Hospital Regional de Dourados é o único de Mato Grosso do Sul a integrar a rede, impulsionando a qualidade do cuidado intensivo com tecnologia e inovação.

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da SES (Secretaria de Estado de Saúde), formalizou a adesão à Rede Nacional Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão, no eixo de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Inteligentes, uma iniciativa do Ministério da Saúde. A assinatura do termo consolida a escolha do HRD (Hospital Regional de Dourados) como referência em UTI de alta precisão no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do HRD se deu por seu papel estratégico na adoção, disseminação e consolidação de práticas baseadas em tecnologias digitais, inteligência artificial, telessaúde e integração de dados clínicos. O hospital já opera de forma 100% digital, com sistemas informatizados que integram todas as etapas do cuidado.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou que a UTI Inteligente permitirá decisões clínicas mais rápidas e precisas, ampliando a segurança e a qualidade do cuidado intensivo. A Rede Nacional de UTIs Inteligentes, em sua primeira etapa, contará com 14 hospitais de 13 estados, com foco em cardiologia e neurologia, interligados por serviços digitais e monitoramento contínuo.

Espera-se que a iniciativa melhore os desfechos clínicos, reduza a morbimortalidade e os eventos adversos evitáveis. A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, ressaltou que o HRD estará no centro de uma estratégia nacional de transformação do cuidado intensivo.

Fonte: [Governo do Mato Grosso do Sul]

Comentários