EUA emitem alerta de segurança para o Carnaval no Brasil: ‘Evite favelas’

Embaixada americana orienta turistas sobre como se comportar durante as festas e adverte sobre riscos de crimes.

EFE

A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil divulgou, nesta quinta-feira (5), um alerta de segurança para cidadãos norte-americanos que planejam passar o Carnaval no país. O comunicado, divulgado nas redes sociais, contém orientações sobre comportamento e segurança durante o feriado.

Entre as recomendações, a embaixada destaca: “evite favelas (comunidades) a qualquer momento, mesmo durante festas de rua/blocos”.

O aviso da embaixada ressalta que o Carnaval, comemorado entre 14 e 18 de fevereiro, atrai grandes multidões em todo o Brasil, não apenas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Aos turistas, a orientação é manter a vigilância e redobrar a atenção.

O governo americano aconselha os turistas a não andarem sozinhos, principalmente à noite, planejarem seus deslocamentos com antecedência e evitarem o uso de joias caras ou o porte de grandes quantias em dinheiro. A justificativa é o risco de “crimes oportunistas, incluindo roubo de celular”, comuns durante o Carnaval.

A embaixada disponibiliza ainda o contato da Polícia Militar (PM) e pede que, em caso de necessidade, cidadãos americanos entrem em contato com a representação diplomática para assistência.

Comentários