Trump posta vídeo polêmico com montagem de Obamas como macacos e gera repúdio

Ex-presidente alega não ter visto vídeo completo antes da publicação; Casa Branca fala em 'erro de funcionário'.

Chicago (Estados Unidos), 20/08/2024.- O ex-presidente dos EUA Barack Obama (E) cumprimenta a ex-primeira-dama dos EUA Michelle Obama (R) no palco antes de fazer comentários durante a segunda noite da Convenção Nacional Democrata (DNC) no United Center em Chicago, Illinois, EUA, 20 de agosto de 2024. A Convenção Nacional Democrata de 2024 será realizada de 19 a 22 de agosto de 2024, durante a qual os delegados do Partido Democrata dos Estados Unidos votarão na plataforma do partido e votarão cerimonialmente na indicada para presidente, vice-presidente Kamala Harris, e para vice-presidente, governador Tim Walz de Minnesota, para as próximas eleições presidenciais. (Estados Unidos)

A sexta-feira (6) foi marcada por forte polêmica após o ex-presidente Donald Trump publicar um vídeo em suas redes sociais com uma montagem que retrata o ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama, como macacos.

Em declaração a jornalistas, Trump afirmou “não ter visto” a parte controversa do vídeo. “Só vi a primeira parte… e não o vi completo”, disse ele, acrescentando que repassou o material para sua equipe, que também não o teria assistido na íntegra antes da publicação.

O vídeo, divulgado na conta de Trump na Truth Social, apresentava uma teoria da conspiração sobre as eleições e mostrava os rostos dos Obamas sobrepostos aos corpos de macacos por um breve período, com a canção “The Lion Sleeps Tonight” ao fundo. A publicação gerou imediata condenação por parte de líderes democratas.

Após a repercussão negativa, a Casa Branca se manifestou, alegando que a publicação foi um “erro de um funcionário” e que o vídeo já foi removido.

“Um funcionário da Casa Branca fez a publicação por engano. Ela já foi removida”, informou o governo à AFP.

Comentários