António José Seguro, ex-ministro socialista, é o novo presidente de Portugal. Ele venceu o segundo turno das eleições presidenciais neste domingo, derrotando o candidato da direita, André Ventura.
Com 95,37% dos votos apurados, Seguro liderava com 66,14%, enquanto Ventura obteve 33,86%. O candidato derrotado já reconheceu o resultado.
“Parece que não consegui fazer o que me propunha, que era vencer estas eleições”, declarou Ventura, líder do partido de ultradireita Chega.
Seguro, mesmo antes da confirmação oficial, expressou sua admiração pelo povo português. “Minha primeira palavra é simples: o povo português é o melhor povo do mundo, excelente, com uma responsabilidade cívica enorme e com um apego aos valores democráticos”, disse.
Pesquisas de boca de urna já indicavam a vitória de Seguro, com projeções entre 67% e 71% dos votos. Se confirmado, ele pode superar o recorde de Mário Soares, que obteve 70,35% em 1991.
Mais de 11 milhões de portugueses estavam aptos a votar para eleger o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu dois mandatos e não podia mais se candidatar.




Comentários