Opositor venezuelano Juan Pablo Guanipa é libertado após 8 meses de prisão

Figura próxima a María Corina Machado e crítico do chavismo, Guanipa foi solto neste domingo (8).

Juan Pablo Guanipa

Juan Pablo Guanipa, importante nome da oposição venezuelana e crítico ferrenho do governo chavista, foi libertado neste domingo (8) após mais de oito meses de detenção. A informação foi confirmada por seu filho, Ramón Guanipa, através da rede social X.

“Anuncio que meu pai, Juan Pablo Guanipa, foi libertado há poucos minutos. Após mais de oito meses de prisão injusta e mais de um ano e meio separados, toda a nossa família poderá se abraçar novamente em breve”, publicou Ramón Guanipa.

O próprio Juan Pablo Guanipa confirmou a libertação em um vídeo divulgado online: “Hoje estamos saindo em liberdade. Muito o que falar sobre o presente e o futuro da Venezuela. Sempre com a verdade à frente”.

María Corina Machado, figura central da oposição, celebrou a soltura de Guanipa, a quem chamou de “herói”. “Meu querido Juan Pablo, contando os minutos para te abraçar! Você é um herói e a história reconhecerá isso para sempre. Liberdade para todos os presos políticos!”, escreveu.

A libertação ocorre em meio a um processo de solturas anunciado pelo governo, após a captura do mandatário Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Segundo a oposição, ao menos 391 presos políticos foram libertados desde o dia 8 de janeiro. O governo alega que, desde dezembro de 2025, cerca de 895 pessoas foram soltas sob medidas cautelares.

Guanipa estava na clandestinidade quando foi detido em maio de 2025, em uma operação policial que desmantelou um suposto plano para “boicotar” as eleições regionais e legislativas. Mais de 70 pessoas foram presas na ocasião.

A última aparição pública de Guanipa havia sido em janeiro de 2025, em um protesto ao lado de María Corina Machado em defesa da vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições presidenciais de 2024. O resultado foi contestado pela oposição, que alega fraude.

Comentários