O presidente Lula (PT) declarou nesta segunda-feira (9) que a instabilidade do dólar está ligada ao “humor de Trump“, e não à economia brasileira. A afirmação foi feita durante cerimônia no Instituto Butantan, que marcou um investimento de R$ 1,4 bilhão, oriundos do Novo PAC, para fortalecer a infraestrutura de vacinação e produção de insumos imunobiológicos.
Lula rebateu o que classificou como “previsões negacionistas” feitas durante sua posse, que indicavam riscos de inflação e descontrole fiscal. Segundo o presidente, as projeções não se concretizaram, e o país vive um momento de menor inflação e menor desemprego.
O presidente também destacou o lucro do setor produtivo e financeiro. “O sistema financeiro nunca ganhou tanto dinheiro como no nosso governo. Os empresários nunca ganharam tanto dinheiro”.
Durante o evento, Lula defendeu o multilateralismo e as parcerias internacionais, como a cooperação com a China para a produção de vacinas. Ele ressaltou que a prioridade é atender às necessidades do Brasil, buscando as melhores opções para o país.
Sobre o investimento no Butantan, o presidente enfatizou que a saúde pública deve ser apartidária. Ele também celebrou o recorde de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS neste ano.




Comentários