Mato Grosso do Sul conquista prêmio nacional inédito por avanços em ciência e tecnologia

Reconhecimento do Prêmio Nacional Confap destaca o estado como referência em fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Mato Grosso do Sul está em festa! O estado acaba de ser laureado com o Prêmio Nacional Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das premiações mais importantes do país. A conquista inédita reconhece os avanços significativos no setor.

A Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) entregou o troféu à Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) em cerimônia realizada nesta quinta-feira (12), em Campo Grande.

A premiação celebra ações de popularização da ciência desenvolvidas no estado. A entrega oficial já ocorreu na sede da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e agora o prêmio foi celebrado em Mato Grosso do Sul, marcando um momento histórico para a ciência, tecnologia e inovação local.

Entre os projetos de destaque está o Mídia e Ciência, que impulsionou a cobertura jornalística de pesquisas financiadas pela Fundect, com produção de reportagens especiais e conteúdo multimídia. O documentário Mulheres na Ciência também se destacou, evidenciando trajetórias de pesquisadoras sul-mato-grossenses.

“Esse prêmio simboliza um modelo bem-sucedido de articulação entre universidade, Fundect e Governo do Estado”, destaca Cristiano de Carvalho, diretor-presidente da Fundect. “É a primeira vez que o Estado conquista esse reconhecimento nacional, e isso marca um novo patamar para a política de ciência, tecnologia e inovação do Estado”.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, ressalta a importância do reconhecimento nacional e o compromisso do governo em ampliar investimentos e parcerias estratégicas.

A solenidade de premiação foi realizada durante a cerimônia de assinatura da parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a empresa Pantabio, a EMBRAPII-UFV Fibras Florestais e representantes do setor florestal de Mato Grosso do Sul, consolidando uma cooperação alinhada ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Comentários