O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou a criação do Observatório de Segurança Pública. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (10). O objetivo é qualificar a produção, análise e transparência dos dados de segurança pública.
O observatório é uma estrutura estratégica da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Ele será responsável por ações de inteligência de dados e análises sobre criminalidade, violência e ocorrências envolvendo profissionais da segurança.
Além disso, a nova estrutura vai elaborar relatórios estatísticos e diagnósticos preditivos. O objetivo é avaliar políticas públicas e promover o intercâmbio de informações com órgãos federais, estaduais e municipais.
A estrutura atuará como Coordenadoria do Observatório de Segurança Pública (COSP). Ela será subordinada à Secretaria-Executiva de Segurança Pública. A criação do Observatório está alinhada ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Previsto no plano de Governo de Eduardo Riedel, o observatório busca ampliar a transparência e fortalecer a integração entre as forças de segurança. O decreto também institui o Comitê Gestor do Observatório de Segurança Pública.
“O Estado avança na consolidação de uma política de segurança pública orientada pela ciência de dados”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva. Ele também citou a importância da integração institucional e da transparência.




Comentários