Rússia e Ucrânia: Nova rodada de negociações com mediação dos EUA na próxima semana
Moscou e Kiev buscam solução para conflito que se aproxima do quarto ano, mas tema territorial ainda é entrave.
A Rússia anunciou que haverá uma nova rodada de negociações com representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos na próxima semana. O objetivo é encontrar uma solução para o conflito, que está perto de completar quatro anos.
“Há um acordo para que isto aconteça na próxima semana. Informaremos o local e as datas”, afirmou Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa, à imprensa.
As duas nações já participaram de dois encontros em Abu Dhabi, com mediação dos EUA. Contudo, não houve avanços significativos, devido às divergências sobre questões territoriais.
A Rússia mantém suas exigências, consideradas pela Ucrânia como uma rendição. Principalmente, a retirada ucraniana da região leste de Donetsk, que corresponde a cerca de 17% da área.
A Ucrânia busca garantias de segurança ocidentais para evitar novas ofensivas russas após um possível cessar-fogo, rejeitando a retirada unilateral.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, chegou a mencionar uma proposta dos Estados Unidos para negociações em Miami.
Atualmente, a Rússia ocupa quase 20% do território ucraniano, incluindo a Crimeia, anexada em 2014, e áreas controladas por separatistas desde antes de 2022.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários