Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Rússia Nega Envenenamento de Navalny e Contesta Análise Europeia

Moscou rebate acusações de que líder oposicionista Alexei Navalny foi envenenado com toxina sul-americana.

14/02/2026 às 19:49
3 min de leitura
Navalny, opositor russo, Rússia

Anuncie Aqui

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, por meio de sua porta-voz Maria Zakharova, negou as alegações de que Alexei Navalny, líder da oposição russa falecido há dois anos, foi envenenado. A declaração foi divulgada pela agência de notícias estatal russa TASS.

A negativa russa surge após manifestação conjunta de representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Holanda. Os países europeus afirmam que a análise de amostras de sangue de Navalny “confirmou conclusivamente a presença de epibatidina”.

Epibatidina é uma toxina encontrada em rãs venenosas na América do Sul. A alegação de que a substância foi encontrada no corpo de Navalny reacendeu o debate sobre as circunstâncias de sua morte e a possível participação do governo russo no caso.

A Rússia, no entanto, contesta veementemente as conclusões europeias, mantendo sua posição de que Navalny morreu de causas naturais.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias