Justiça nega pedido para impedir homenagem a Lula em desfile de escola de samba no Rio
TRF-2 manteve o desfile da Acadêmicos de Niterói, agremiação que homenageará o presidente Lula na Sapucaí.
Anuncie Aqui
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou o pedido de uma ex-assessora do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para impedir o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Valdenice de Oliveira Meliga, que trabalhou com Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), havia solicitado a suspensão do desfile. A decisão foi assinada pelo desembargador Ricardo Perlingeiro durante o plantão judicial.
Perlingeiro justificou que os possíveis prejuízos decorrentes do desfile “não se revelam irreversíveis”. Ele acrescentou que a administração pública possui mecanismos para responsabilizar agentes envolvidos em eventuais irregularidades, garantindo o ressarcimento de valores, caso necessário.
O desembargador também citou um precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a liberdade de expressão, defendendo que restrições devem ser aplicadas “a posteriori” e justificadas de forma adequada, necessária e proporcional.
A ex-assessora buscava uma liminar para proibir a escola de samba de usar símbolos, nomes, imagens ou referências que caracterizem promoção pessoal de qualquer autoridade durante o desfile. O presidente Lula e a primeira-dama Janja devem comparecer à Sapucaí para acompanhar o desfile, que tem gerado críticas da oposição, que alega propaganda eleitoral antecipada.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários