Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Janja desiste de desfile em homenagem a Lula para evitar ‘perseguição’

Primeira-dama alega receio de ataques à escola de samba e ao presidente; TSE já havia liberado homenagem.

16/02/2026 às 09:49
3 min de leitura
Janja durante desfile da Acadêmicos de NIterói

Anuncie Aqui

A primeira-dama Janja da Silva anunciou, nesta segunda-feira (16), sua decisão de não participar do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula. A justificativa é o receio de que a escola de samba e o próprio presidente fossem alvo de perseguição devido à homenagem.

Em nota divulgada por sua assessoria, Janja afirmou: “Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”.

A primeira-dama expressou apoio à Acadêmicos de Niterói pela coragem em escolher o enredo. “Durante a concentração, desceu para apoiar a Acadêmicos de Niterói, essa Escola de Samba que foi extremamente corajosa em enfrentar tudo e todos para levar esse enredo. […] Essa noite foi uma noite de celebração à cultura brasileira, ao presidente Lula e ao maior espetáculo da terra, que é o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.”

Repercussão e Orientação do Planalto

A decisão de Janja ocorre em meio a relatos de descontentamento entre aliados do presidente Lula com a homenagem. Havia a preocupação de que a participação da primeira-dama aumentasse o desgaste do governo.

O Palácio do Planalto teria orientado ministros a não participarem do desfile para evitar a caracterização de desvio de finalidade na promoção de Lula e outras autoridades, além de configurar possível campanha eleitoral antecipada.

Decisão da Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia rejeitado, por unanimidade, um pedido do Partido Novo para barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói, que acusava Lula, o PT e a agremiação de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) também negou o pedido para proibir o desfile.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias