Lula na Índia: Inteligência Artificial e Reformas na ONU no Centro das Discussões
Presidente viaja para Nova Delhi para participar de cúpula sobre IA e se reunir com o primeiro-ministro Narendra Modi, buscando aprofundar laços bilaterais e discutir a governança global.
Anuncie Aqui
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nesta terça-feira (17), sua viagem à Índia, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. A agenda, que se estende de 18 a 21 de fevereiro, inclui uma escala em Túnis, capital da Tunísia.
Em Nova Delhi, Lula participará da cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA) nos dias 19 e 20, dando continuidade ao ‘processo de Bletchley’, que visa discutir segurança e governança da IA. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil destaca a importância do evento para o debate global sobre o tema.
No dia 21, o presidente será recebido em visita de Estado por Narendra Modi. A pauta do encontro inclui os desafios ao multilateralismo e a necessidade de reformar a governança global, com destaque para a já debatida reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 2023, a Índia se consolidou como o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com um fluxo de comércio de US$ 15,2 bilhões.
Cooperação Bilateral em Foco:
Os líderes devem aprofundar a cooperação bilateral em áreas estratégicas como comércio, investimentos, defesa, aviação, tecnologias digitais, IA, economia e finanças, transição energética, minerais críticos, saúde, acesso a medicamentos, indústria farmacêutica e cooperação espacial.
O presidente Lula viaja acompanhado de ministros, representantes de instituições públicas e empresários brasileiros. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, antecipou que a prioridade será firmar acordos no setor farmacêutico, visando atrair investimentos, garantir o acesso a novos medicamentos e impulsionar a pesquisa no Brasil.
Padilha detalhou os objetivos da missão: “Nossa missão na Índia, essa potência farmacêutica, terá três grandes focos: trazer cada vez mais produtos e tecnologias para o Brasil, vamos assinar várias parcerias [na área], conhecer a medicina tradicional indiana e visitar os hospitais inteligentes”.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários