OCDE anuncia Stefano Scarpetta como novo economista-chefe
Nomeação de Scarpetta, veterano da OCDE, marca nova fase na análise econômica global da organização.
Anuncie Aqui
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anunciou nesta terça-feira (17) a nomeação de Stefano Scarpetta como o novo economista-chefe da instituição. A posse está agendada para 1º de abril de 2026.
Scarpetta, que está na OCDE desde 1991, lidera a Diretoria de Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais desde 2013. Nessa função, ele supervisionou a Estratégia de Empregos da OCDE e expandiu a capacidade da organização de avaliar os impactos de transformações estruturais, como mudanças demográficas, digitalização e inteligência artificial (IA), nos mercados de trabalho e serviços públicos. Ele também atuou como negociador-adjunto do G7 e do G20 em questões de emprego e política social.
Como economista-chefe, Scarpetta estará à frente do Departamento de Economia da OCDE, que é responsável por análises baseadas em evidências, benchmarking internacional e recomendações específicas para cada país. O objetivo é apoiar políticas de crescimento sustentável, criação de empregos e melhoria do padrão de vida.
“Stefano demonstrou liderança excepcional e profunda expertise em análise econômica e formulação de políticas, com compromisso com a missão da OCDE”, declarou o secretário-geral Mathias Cormann.
Experiência e Liderança
A vasta experiência de Scarpetta na OCDE, juntamente com sua liderança em questões de emprego e política social, o posicionam para enfrentar os desafios econômicos globais e orientar as políticas da OCDE para o futuro.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários