Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

CPI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master

Oitiva foi remarcada para segunda-feira (23) após reunião da comissão. Banqueiro depõe sob escolta da PF.

18/02/2026 às 22:20
3 min de leitura
Daniel Vorcaro, do Banco Master

Anuncie Aqui

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS antecipou para a próxima segunda-feira (23), às 16h, o depoimento do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. Inicialmente, a oitiva estava agendada para quinta-feira (26), mas foi reagendada após deliberação do presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), com outros membros do colegiado.

O vice-presidente da CPI, deputado federal Duarte Jr (PSB-MA), confirmou a mudança em sua rede social. Segundo ele, o Brasil aguarda respostas e a verdade sobre as denúncias investigadas pela comissão virá à tona.

Outros depoimentos

Vorcaro também está convocado para depor na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na terça-feira (24). Devido ao cumprimento de prisão domiciliar em São Paulo, o banqueiro será escoltado pela Polícia Federal (PF) até Brasília.

Foco da CPI

Instalada em agosto de 2025, a CPMI do INSS retomou seus trabalhos em fevereiro deste ano, concentrando-se na análise de fraudes em empréstimos consignados, incluindo suspeitas de assédio, concessão sem consentimento e renovações fraudulentas que resultaram em dívidas impagáveis.

Em 2025, a comissão ouviu 26 testemunhas, entre elas Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, apontado como operador de um esquema que movimentou R$ 24,5 milhões em cinco meses.

Liquidação Extrajudicial

Em novembro de 2025, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Banco Master S/A, do Banco Master de Investimentos S/A, do Banco Letsbank S/A e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários, após identificar indícios de irregularidades financeiras e grave crise de liquidez.

Em janeiro, o Will Bank, braço digital do grupo, também teve seu encerramento forçado. As investigações apontam que o Banco Master oferecia Certificados de Depósitos Bancários (CDB) com rentabilidade acima do mercado, assumindo riscos excessivos e inflando artificialmente seu balanço financeiro.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias