MS Inovador: Juventude Indígena Tem Voz Ativa no Plano Estadual da Juventude
Participação inédita em fórum regional garante inclusão de propostas indígenas no planejamento de políticas públicas.
Anuncie Aqui
Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, jovens indígenas participaram ativamente do Fórum Regional de Juventude, marcando um passo importante na construção de políticas públicas mais inclusivas e representativas.
A iniciativa, que visa a renovação do Plano Estadual da Juventude, ouviu as demandas e propostas da juventude indígena durante a IX Assembleia da Juventude Terena, realizada na Aldeia Cachoeirinha em 7 de fevereiro.
Promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania (SECI), através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, e em parceria com o Conselho Estadual da Juventude e a Assembleia da Juventude Terena, o encontro reuniu 114 jovens de diversas etnias.
Escuta Ativa e Propostas Inéditas
Jovens das etnias Terena, Kinikinau, Guarani (Kaiowá e Ñandeva) e Kadiwéu uniram forças para levantar mais de 30 propostas que agora integram o relatório oficial do Plano Estadual da Juventude. O subsecretário Jessé Cruz enfatizou o caráter histórico da ação.
“Foi um grande avanço. Ouvir a juventude indígena, com diferentes etnias representadas, foi de enorme significado. É descer do gabinete, ir para a ponta para ouvir e retornar, transformando essa fala em plano”, declarou Cruz.
Jovens Protagonistas
Para Jean Carlos, coordenador da Juventude Terena, a participação do governo estadual fortalece a construção conjunta de soluções. “A participação do governo é fundamental, pois é através dela que conseguimos parcerias para trazer melhorias para a juventude indígena”, afirmou.
Entre as propostas apresentadas estão o maior acesso de jovens indígenas a cargos no governo, a criação de eventos esportivos nas comunidades e ações voltadas para território, saúde e educação.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários