Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Negociações de Paz entre Rússia e Ucrânia Estagnam Apesar da Mediação dos EUA

Rodada de negociações na Suíça termina sem avanços, com ambos os lados reportando dificuldades.

18/02/2026 às 11:19
3 min de leitura
Edifício residencial em chamas após ataque russo com drone na cidade de Vyshhorod, na região de Kiev

Anuncie Aqui

As negociações mediadas pelos Estados Unidos entre Rússia e Ucrânia sobre a invasão russa terminaram nesta quarta-feira (18) sem sinais de progresso. Ambas as delegações descreveram as conversas como “difíceis”, ocorrendo poucos dias antes do quarto aniversário da guerra na próxima semana.

As negociações na Suíça representaram a terceira rodada de conversas diretas organizadas pelos EUA, seguindo reuniões anteriores em Abu Dabi que, embora descritas como construtivas, também não resultaram em grandes avanços.

Vladimir Medinsky, conselheiro do presidente Vladimir Putin e chefe da delegação russa, informou à imprensa que as discussões em Genebra foram “difíceis, mas objetivas”. Ele também mencionou a possibilidade de uma nova rodada de negociações em breve.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também caracterizou as discussões como “difíceis” e acusou a Rússia de “tentar arrastar as negociações que já poderiam ter chegado ao estágio final”.

O enviado dos EUA, Steve Witkoff, afirmou nas redes sociais que os esforços de Washington pela paz na Ucrânia ao longo do último ano “trouxeram progressos significativos”, sem entrar em detalhes.

Tensões no Campo de Batalha Persistem

Os exércitos de ambos os países permanecem em confronto ao longo de uma linha de frente de aproximadamente 1.250 quilômetros, com relatos diários de bombardeios russos em áreas civis da Ucrânia. Na terça-feira (17), drones russos causaram a morte de uma mulher e feriram uma menina de 6 anos e um bebê de 18 meses em Zaporizhzhia. A força aérea ucraniana relatou o lançamento de um míssil balístico e 126 drones de longo alcance pela Rússia durante a noite.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que é “cedo demais” para avaliar os resultados das negociações, mas garantiu que Putin está sendo informado sobre o progresso das conversas.

Rustem Umerov, chefe da delegação ucraniana, comunicou que os oficiais estão trabalhando para conciliar suas diferenças políticas e militares por meio de grupos de trabalho. Zelensky ressaltou a importância da participação de países europeus no processo de paz, mencionando encontros entre enviados ucranianos, americanos e representantes do Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Suíça.

Desafios para um Acordo Duradouro

Zelensky propôs um cessar-fogo e um encontro direto com Putin, mas Moscou busca um acordo abrangente antes de considerar uma trégua. Os objetivos principais de Putin incluem a renúncia da Ucrânia à adesão à OTAN, a redução de seu exército e a proteção da língua e cultura russas.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias