Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Milei oferece tropas argentinas para força de paz na Faixa de Gaza

Presidente argentino propõe envio de 'capacetes brancos' durante reunião do Conselho da Paz liderado por Donald Trump.

19/02/2026 às 19:20
3 min de leitura
O presidente da Argentina, Javier Milei, cumprimenta participantes durante evento do governo realizado no Complexo Penitenciário Federal

Anuncie Aqui

O presidente da Argentina, Javier Milei, ofereceu nesta sexta-feira (20) tropas para integrarem a força de paz na Faixa de Gaza. A oferta foi feita durante a reunião inaugural do “Conselho da Paz”, iniciativa liderada pelo ex-presidente americano Donald Trump.

“Colocamos à disposição a colaboração de nossos capacetes brancos”, declarou Milei durante o encontro, que reuniu presidentes de diversos países.

O presidente argentino enfatizou a experiência do país em missões de paz. “Nossa trajetória em operações de paz é um capital comprovado que colocamos a serviço da força de estabilização”, afirmou.

Detalhes da Iniciativa

O “Conselho da Paz” é uma iniciativa de Trump, parte do acordo de cessar-fogo negociado entre Israel e Hamas. A reunião inaugural, realizada no Instituto de Paz de Washington, contou com a participação de cerca de vinte líderes e representantes de outros países. Trump anunciou uma contribuição inicial de 10 bilhões de dólares (R$ 52,33 bilhões) para o projeto.

Países árabes também se ofereceram para contribuir com tropas de paz. A Indonésia assumirá a função de comandante adjunto da força de estabilização liderada pelos Estados Unidos, enquanto o Marrocos anunciou o envio de tropas e policiais para treinar um novo corpo policial na Faixa de Gaza.

Apesar do cessar-fogo, Israel continua ocupando parte do território, e incidentes militares são frequentes. Mais de 600 palestinos morreram em confrontos ou ataques israelenses desde o acordo.

A Argentina possui histórico de participação em operações de paz sob a égide da ONU, como na ex-Iugoslávia e no Haiti.

Trump reafirmou as ambições do “Conselho da Paz” para além de Gaza. Milei complementou: “Acreditamos em uma diplomacia que assume riscos para alcançar a paz, acreditamos na liderança (…) como a do presidente Trump”.

Com informações da AFP

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias