Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Peru tem novo presidente interino após destituição de antecessor

José María Balcázar assume a presidência do Peru em meio à instabilidade política do país.

19/02/2026 às 07:20
3 min de leitura
Esta foto divulgada pelo Congresso peruano mostra o novo presidente interino do Peru, José María Balcázar (à direita), gesticulando enquanto discursa após sua eleição no Congresso Nacional em Lima, em 18 de fevereiro de 2026. O parlamentar peruano de esquerda José María Balcázar foi eleito presidente do Congresso em 18 de fevereiro de 2026 e se tornará automaticamente presidente interino do país, após o impeachment de José Jeri em um novo episódio de instabilidade política.

Anuncie Aqui

José María Balcázar, político de esquerda, foi eleito presidente do Congresso do Peru na noite de quarta-feira (18) e, automaticamente, assumiu a presidência interina do país. A posse ocorre um dia após a destituição de seu antecessor, José Jerí, sob acusações de corrupção.

Balcázar é o oitavo chefe de Estado do Peru desde 2016, refletindo a persistente instabilidade política na nação sul-americana. De acordo com a legislação peruana, o presidente do Parlamento assume a liderança do país em caso de vacância da presidência.

O presidente interino, um advogado de 83 anos, governará o Peru até 26 de julho, data da posse do vencedor das eleições presidenciais, agendadas para 12 de abril.

Eleição e Promessas

O congressista do partido Peru Livre, que já enfrentou investigações por apropriação indébita de recursos e suspeita de corrupção, foi escolhido por seus colegas em uma votação que obteve 60 votos.

“Juro por Deus, pela pátria, pela paz, exercer fielmente o cargo de presidente da República, e assumo de acordo com a Constituição política do Peru”, declarou Balcázar em sua posse.

Em seu primeiro discurso, Balcázar prometeu garantir uma “transição democrática e eleitoral pacífica, transparente, que não deixe nenhum tipo de dúvida nas eleições”.

Controvérsias

A eleição de Balcázar não é isenta de controvérsias. Em 2023, declarações suas sobre “relações sexuais precoces” geraram indignação e críticas de organizações de defesa dos direitos da mulher e da infância.

A Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos emitiu um comunicado expressando alarme com a eleição de Balcázar, afirmando que suas declarações violam os padrões de proteção à infância e contradizem a obrigação do Estado de prevenir a violência sexual.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias