Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Príncipe Andrew Detido e Liberado Sob Suspeita de Má Conduta no Reino Unido

Irmão do Rei Charles III é investigado por suposta má conduta em cargo público; Palácio se manifesta.

19/02/2026 às 23:49
3 min de leitura
principe andrew e rei charles III

Anuncie Aqui

Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Charles III, foi detido e liberado nesta quinta-feira (19) após ser interrogado na Delegacia de Polícia de Aylsham, em Norfolk, Inglaterra. A prisão ocorreu sob suspeita de “má conduta no exercício de cargo público”, conforme informou a polícia britânica.

Um veículo Range Rover preto chegou à delegacia por volta das 18h50, horário local (15h50 em Brasília). Quinze minutos depois, o carro deixou o local, passando por repórteres. Um fotógrafo da Reuters capturou uma imagem de Andrew no banco de trás, aparentemente tentando se esconder.

Investigações em Andamento: A Polícia do Vale do Tâmisa confirmou a prisão de um homem na faixa dos 60 anos após uma “avaliação minuciosa” que indicou “motivos razoáveis para suspeitar de um crime” durante o exercício de cargo público. Andrew permaneceu na delegacia por cerca de 11 horas.

Buscas foram realizadas em Norfolk e Berkshire, onde Andrew residia antes de perder seus títulos reais em outubro de 2025, por decisão do rei Charles III. A polícia continua investigando alegações de que Andrew teria encaminhado documentos confidenciais a Jeffrey Epstein.

Posicionamento da Coroa Britânica

Em comunicado, o rei Charles III assegurou que a “questão será investigada de maneira apropriada e pelas autoridades competentes” e que “a lei deve seguir o seu curso”. O monarca garantiu o apoio “total e irrestrito” da Família Real à investigação policial.

Repercussão e Ligações com Epstein

A Família Real enfrenta crescente pressão devido às ligações de Andrew com Jeffrey Epstein. Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA divulgou milhões de páginas de investigações do caso Epstein, nas quais Andrew é citado diversas vezes. Ele nega qualquer irregularidade.

Acusações Anteriores: Andrew também foi acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, relacionada ao caso Epstein, alegações que ele nega veementemente.

Jeffrey Epstein, acusado de liderar uma rede de exploração e tráfico sexual de menores, foi condenado em 2008 por exploração sexual e facilitação à prostituição de menores. Em 2019, foi preso novamente e, pouco depois, encontrado morto.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias