Irã e EUA Negociam Programa Nuclear Sem Exigência de Suspensão do Enriquecimento
Ministro iraniano revela que EUA não pediram 'enriquecimento zero' em Genebra; Teerã apresentará proposta em breve.
Anuncie Aqui
O Irã e os Estados Unidos realizaram negociações em Genebra, com mediação de Omã, nas quais os EUA não exigiram que o Irã abandonasse o enriquecimento de urânio. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.
“Não propusemos nenhuma suspensão, e os Estados Unidos não pediram o enriquecimento zero”, declarou Araghchi em entrevista à MSNBC.
Segundo o chanceler, o Irã apresentará a Washington um rascunho de possível acordo “nos próximos dois ou três dias”. O objetivo é garantir que o programa nuclear iraniano, incluindo o enriquecimento de urânio, permaneça pacífico.
Próximos Passos e Histórico das Negociações
As negociações, realizadas na última terça-feira em Genebra, seguiram uma rodada anterior em Omã, no dia 6 de fevereiro. Este foi o primeiro encontro entre os países após o conflito entre Irã e Israel, em junho de 2025, que envolveu intervenção americana.
O ex-presidente americano, Donald Trump, sempre defendeu a proibição total do enriquecimento de urânio no Irã, algo que Teerã considera inaceitável.
Enriquecimento de Urânio: Uso Civil e Militar
O Irã nega as acusações ocidentais de que busca produzir armas nucleares, afirmando que seu programa de enriquecimento de urânio tem fins civis. O urânio enriquecido entre 3% e 5% é utilizado em usinas nucleares para produção de eletricidade. Níveis de até 20% permitem a produção de isótopos para diagnóstico médico. Para fins militares, o enriquecimento deve ser de 90%.
Com informações da AFP
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários