Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Lula critica Trump e defende Maduro em viagem à Índia

Presidente brasileiro minimiza estilo de Trump na TV e discorda da prisão de Maduro pelos EUA, defendendo julgamento na Venezuela.

20/02/2026 às 23:19
3 min de leitura
27.01.2026 - Chegada à Cidade do Panamá 27.01.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada ao Aeroporto Panamá Pacífico. Cidade do Panamá - Panamá Foto: Ricardo Stuckert / PR

Anuncie Aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendeu o ditador venezuelano Nicolás Maduro durante sua viagem à Índia nesta sexta-feira (20).

Lula afirmou que Trump “age como se estivesse em um programa de TV”, mas que, em encontros privados, ele se mostrou “calmo e tranquilo”. “Eu já tive a oportunidade de observar. Trump é um especialista em marketing. Ele é um especialista em mídia digital e social. Ficou muito claro que ele age como se estivesse em um programa de TV, mas no encontro pessoal ele se mostra muito mais calmo e tranquilo”, disse Lula.

O presidente brasileiro também comentou sobre o combate ao narcotráfico, que será um dos temas da próxima reunião entre Brasil e Estados Unidos, prevista para março.

Defesa de Maduro: Lula classificou como inaceitável a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e defendeu que o ditador seja julgado pela Justiça venezuelana. “Não podemos aceitar que um chefe de Estado de um país possa invadir outro país e prender o presidente. Isso é inaceitável. Não há explicação para isso. É inaceitável”, afirmou.

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram presos por forças americanas em 3 de janeiro, em Caracas, e levados para Nova York, onde Maduro enfrenta acusações de narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

“Eu acredito que, se Maduro tiver que ser julgado, ele deve ser julgado em seu país, e não em um julgamento no exterior. Isso é inaceitável. A interferência de uma nação sobre outra nação”, completou Lula.

Regulamentação das Redes Sociais: Durante a entrevista, Lula também defendeu a regulação das redes sociais, argumentando que as plataformas devem ser responsabilizadas pela divulgação de conteúdos violentos. “Existe um lado negativo nas redes digitais, que são as pessoas de má-fé que usam essa mídia. As mentiras prevalecem, as coisas ruins prevalecem. É por isso que defendemos a regulamentação das plataformas, e a plataforma, quando divulga algo violento contra qualquer pessoa, deve ser punida.”

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias