Pedidos de Impeachment Contra Ibaneis Rocha Arquivados na CLDF
Presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, do mesmo partido do governador, decide pelo arquivamento.
Anuncie Aqui
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), arquivou nesta sexta-feira (20) três pedidos de impeachment contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). A decisão foi publicada no Diário da Câmara Legislativa.
Wellington Luiz justificou o arquivamento com base em pareceres da Procuradoria-Geral da Casa, que foram favoráveis à rejeição das denúncias. As representações haviam sido protocoladas por partidos como PSB, PSOL, PDT e Cidadania no fim de janeiro.
Entenda o Caso Banco Master
Os pedidos de impeachment têm como base o escândalo envolvendo o Banco Master e a tentativa do Banco Regional de Brasília (BRB) de adquirir a instituição financeira. A operação foi barrada pelo Banco Central (BC) em setembro do ano passado.
As denúncias ganharam força após a revelação de que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, teria afirmado em depoimento à Polícia Federal (PF) ter tratado pessoalmente com Ibaneis Rocha sobre a venda do banco ao BRB. O governador confirmou o encontro, mas negou ter discutido a operação.
Wellington Luiz e Ibaneis Rocha são do mesmo partido e aliados políticos.
Além dos pedidos de impeachment na CLDF, cinco partidos (PT, Rede, PDT, PCdoB e PV) protocolaram no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma notícia de fato pedindo a apuração de possíveis crimes e atos de improbidade administrativa atribuídos ao governador no caso BRB-Master. Eles também pedem o afastamento de Ibaneis do cargo.
O caso do Banco Master tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro André Mendonça, após a citação do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) em documentos apreendidos.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários