PL aciona TSE contra homenagem a Lula em desfile de escola de samba
Partido alega abuso de poder político e econômico no desfile da Acadêmicos de Niterói, que exaltou o presidente.
Anuncie Aqui
O Partido Liberal (PL) recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira (19) para solicitar uma investigação sobre o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que prestou homenagem ao presidente Lula (PT). A legenda pede a apuração do financiamento do desfile com possíveis recursos públicos.
Embora o pedido não inclua, por enquanto, a cassação de Lula, o PL alega a existência de “fundados indícios” de “abuso de poder político e econômico” na homenagem ao petista.
“Teve-se a transmutação de um desfile carnavalesco em uma apoteótica peça de marketing político-biográfico e de ataque a opositores”, declarou o partido na petição. “É preciso a devida investigação, especialmente considerando a gravidade e a repercussão dos fatos”.
Alegações do PL
O PL argumenta que o enredo da Acadêmicos de Niterói ultrapassou a simples apresentação da trajetória de Lula, promovendo ataques a opositores e aludindo a promessas de campanha, como o fim da escala 6 por 1. “Restou claríssima a construção de uma narrativa político-eleitoral de exaltação do mandatário e de grosseiro ataques aos seus concorrentes”, afirmou a legenda.
A Acadêmicos de Niterói foi rebaixada no carnaval carioca. Anteriormente à representação do PL, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) criticou Lula por suposta “campanha antecipada para ele mesmo”. O desfile já havia sido questionado na Justiça Eleitoral antes do carnaval, mas o TSE permitiu a apresentação, alertando para possíveis riscos de propaganda eleitoral antecipada.
Outros partidos da oposição, como o Novo, também anunciaram a intenção de ingressar com ações na Justiça contra o desfile.
Com informações do Estadão Conteúdo
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários