Suprema Corte dos EUA limita poder de Trump sobre tarifas comerciais
Decisão restringe o uso de Lei de Emergência Econômica, impactando a agenda econômica do ex-presidente.
Anuncie Aqui
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu na sexta-feira (20) que o ex-presidente Donald Trump excedeu sua autoridade ao impor tarifas que desestabilizaram o comércio global. A decisão bloqueia uma ferramenta fundamental que Trump usou para implementar sua agenda econômica.
A Corte, de maioria conservadora, decidiu por seis votos a três que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) “não autoriza o presidente a impor tarifas”.
Trump utilizou tarifas como instrumento de pressão e negociação, usando os poderes econômicos de emergência para impor novas tarifas a diversos parceiros comerciais dos EUA, inclusive tarifas “recíprocas” consideradas desleais, e tarifas direcionadas a México, Canadá e China.
Entenda a Decisão
A Corte observou que, se o Congresso pretendesse conferir o poder de impor tarifas com a IEEPA, “teria feito isso expressamente”.
A decisão não afeta as tarifas setoriais sobre importações de aço, alumínio e outros produtos, que foram impostas separadamente. Investigações formais continuam em andamento.
Possível Reembolso e Impacto Futuro
Votos divergentes apontam que os Estados Unidos podem ser “obrigados a reembolsar bilhões de dólares a importadores”, gerando novas disputas judiciais. Uma organização de pequenos produtores já solicitou o ressarcimento dos valores pagos.
A decisão da Suprema Corte confirma conclusões anteriores de que as tarifas impostas por Trump sob a IEEPA eram ilegais. Um tribunal comercial havia impedido a maioria das tarifas de entrar em vigor, mas essa decisão foi suspensa durante o recurso do governo.
Com informações da AFP e Estadão Conteúdo
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários