Anistia na Venezuela: Familiares de presos políticos cobram libertação imediata
Após promessa de anistia, parentes acampados em frente aos presídios exigem que presos sejam soltos. Solturas ainda não foram confirmadas.
Anuncie Aqui
Familiares de presos políticos na Venezuela, acampados há dias em frente aos presídios, intensificaram neste sábado (21) a pressão por conta da libertação imediata dos beneficiados pela lei de anistia. A medida foi prometida após a queda de Nicolás Maduro.
O Ministério Público solicitou à Justiça a anistia para 379 pessoas, segundo o deputado Jorge Arreaza, figura chave na elaboração da lei promulgada na quinta-feira. A anistia é vista como um passo para a democratização do país, conforme a presidente interina Delcy Rodríguez.
A anistia é um projeto defendido por Delcy Rodríguez, em meio à normalização das relações com os Estados Unidos, após a captura de Nicolás Maduro em 3 de janeiro. Washington tem pressionado por medidas de abertura política no país.
Críticas à Anistia
Apesar do avanço, organizações de direitos humanos criticam a lei, considerando-a insuficiente e excludente. A expectativa era de que as solturas começassem na sexta-feira, mas até o momento não houve relatos de libertações.
“Queremos ir para casa, queremos voltar para nossas casas!”, gritavam familiares em frente à Zona 7, um dos presídios. “Até quando esse abuso de poder vai continuar? Libertem-nos, eles são todos inocentes!”, clamavam.
Yessy Orozco, com o pai preso na Zona 7, desabafou: “São eles que deveriam nos pedir perdão, os que nos sequestraram, nos roubaram e violaram todos os nossos direitos humanos. Chega de abusos, de tortura, tanto interna quanto externa”.
No presídio El Rodeo I, familiares temem que presos iniciem greve de fome devido às exclusões na lei. Muitos detidos, ligados a casos militares, não foram incluídos na anistia. As autoridades ainda não se pronunciaram sobre as visitas.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários