Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Irã busca acordo ‘rápido’ com EUA após ultimato de Trump sobre programa nuclear

Após ultimato de Trump, Irã sinaliza pressa em acordo para aliviar sanções e crise econômica.

21/02/2026 às 04:49
3 min de leitura
Esta combinação de imagens, criada em 20 de fevereiro de 2026, mostra o presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), gesticulando durante uma reunião bilateral à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em Kuala Lumpur, em 26 de outubro de 2025; e uma imagem divulgada pelo gabinete do Líder Supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, o mostra acenando durante uma cerimônia em Teerã, em 24 de agosto de 2025. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em 19 de fevereiro que o Irã deve fazer um "acordo significativo" nas negociações com Washington nos próximos 10 dias, caso contrário, "coisas ruins acontecerão", enquanto enviava navios de guerra, caças e outros equipamentos militares para a região.

Anuncie Aqui

O Irã manifestou, nesta sexta-feira (20), o desejo de alcançar um acordo “rapidamente” com os Estados Unidos. A declaração ocorre após o ultimato do presidente Donald Trump, que cogita um ataque militar limitado caso as negociações sobre o programa nuclear iraniano não apresentem progresso.

Após conversas tensas entre os dois países, Trump declarou que se dará um prazo de 10 a 15 dias para decidir entre um acordo ou o uso da força. Questionado sobre a possibilidade de um “ataque militar limitado”, Trump respondeu: “Tudo o que posso dizer é que estou avaliando isso”.

Posição do Irã

O chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araghchi, negou a existência de um “ultimato”. “Simplesmente discutimos entre nós como podemos chegar a um acordo rapidamente. E um acordo rápido é algo que interessa a ambas as partes”, declarou à MS NOW (anteriormente MSNBC).

O Irã busca o levantamento das sanções que afetam sua economia há décadas, causando hiperinflação e a desvalorização do rial. A crise, que diminui o poder de compra dos iranianos, se agravou nos últimos meses e foi o estopim para protestos em dezembro.

“É evidente que quanto antes essas sanções forem suspensas, melhor será para nós. Não temos, portanto, nenhum motivo para atrasar” o processo, afirmou o ministro.

Teerã planeja apresentar em breve “uma proposta de acordo potencial” aos representantes americanos: Steve Witkoff e Jared Kushner. “Acho que em dois ou três dias estará pronta”, concluiu Araghchi.

*Com AFP

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias