Hungria Veta Novas Sanções da UE à Rússia por Interrupção no Oleoduto Druzhba
Budapeste condiciona apoio ao pacote de sanções à retomada do fornecimento de petróleo russo via oleoduto.
Anuncie Aqui
O governo da Hungria anunciou, neste domingo (22), que irá bloquear a aprovação do 20º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia. A medida é uma resposta à interrupção no fornecimento de petróleo russo pelo oleoduto Druzhba.
Péter Szijjártó, ministro das Relações Exteriores húngaro, declarou no Facebook que a Hungria vetará a decisão enquanto a Ucrânia não garantir o fornecimento de petróleo ao país. “Amanhã [segunda-feira], o Conselho de Ministros das Relações Exteriores deverá adotar o 20º pacote de sanções. Bloquearemos essa decisão”, afirmou.
A Hungria responsabiliza a Ucrânia pela segurança e funcionamento do trecho do oleoduto Druzhba que passa por seu território. Segundo a Ucrânia, o oleoduto foi danificado em 27 de janeiro por ataques russos na região de Brody.
No início de fevereiro, a União Europeia propôs novas sanções contra a Rússia, com foco nos setores bancário e energético. As novas medidas incluem proibições de exportação e importação.
Contexto das Sanções
Este seria o vigésimo pacote de sanções imposto pela União Europeia à Rússia desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
Com informações da AFP e Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários