Líder do Cartel Jalisco Nova Geração, ‘El Mencho’, é dado como morto no México
Informações extraoficiais apontam para a morte do narcotraficante, mas governo ainda não confirma.
Anuncie Aqui
Nemesio Oseguera, conhecido como “El Mencho” e líder do poderoso Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), teria sido morto em uma operação do Exército mexicano neste domingo (22). A informação foi divulgada por diversos veículos de comunicação locais, como El Universal, Reforma e Televisa, mas ainda carece de confirmação oficial por parte do governo mexicano.
Oseguera era um dos chefes do narcotráfico mais procurados tanto pelo México quanto pelos Estados Unidos, que ofereciam uma recompensa de 15 milhões de dólares (equivalente a R$ 78 milhões) por sua captura. Sua possível morte representa um dos golpes mais significativos contra o narcotráfico desde a prisão dos fundadores do Cartel de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán e Ismael “Mayo” Zambada.
Onda de Violência
Horas antes da notícia da suposta morte de “El Mencho”, homens armados bloquearam diversas vias do estado de Jalisco (oeste do México) com carros e caminhões incendiados. Os bloqueios foram uma reação a uma operação das forças federais na região, onde o CJNG possui forte presença.
A onda de violência se estendeu ao estado vizinho de Michoacán, também afetado pela atuação do cartel liderado por Oseguera.
O Cartel Jalisco Nova Geração, fundado em 2009, é considerado uma das organizações criminosas mais violentas do México, de acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O governo americano classifica o CJNG como uma organização terrorista, acusando-o de tráfico de cocaína, heroína, metanfetamina e fentanil.
Com informações da AFP
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários