Lula defende ONU mais representativa e cobra mais espaço para Brasil e Índia
Em Nova Delhi, presidente reforça necessidade de reforma no Conselho de Segurança, ao lado do primeiro-ministro indiano.
Anuncie Aqui
Em declaração à imprensa na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma Organização das Nações Unidas (ONU) mais representativa, com maior participação de países como Brasil e Índia no Conselho de Segurança.
Ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, Lula enfatizou que o Conselho de Segurança da ONU precisa ser ampliado, mencionando que Brasil e Índia buscam assentos permanentes há mais de 20 anos.
“A ONU precisa ter força para interferir nos conflitos que existem pelo mundo hoje e, ela sendo inoperante, ela não vai resolver. Por isso, nós vamos continuar a luta para que a ONU seja mais representativa”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro também reafirmou o compromisso do Brasil com a paz e com a manutenção da América do Sul como zona de paz.
Cooperação Brasil-Índia
Durante o encontro em Nova Delhi, os dois líderes assinaram um memorando de entendimentos em áreas como pesquisa, saúde, empreendedorismo e minerais críticos.
“O acordo assinado sobre minerais críticos e terras raras é um grande passo em direção a construir cadeias de suprimento resilientes”, disse Modi.
Lula destacou a evolução da Índia em setores de ponta e as oportunidades de cooperação com o Brasil, com foco em tecnologia a serviço do desenvolvimento inclusivo, energias renováveis e minerais críticos.
Na área de saúde, os acordos visam pesquisa e produção local de insumos estratégicos, como a vacina para tuberculose e medicamentos oncológicos.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários