Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Lula defende ONU mais representativa e cobra participação de Brasil e Índia no Conselho de Segurança

Em Nova Delhi, presidente reforça parceria com a Índia e assina acordos em diversas áreas estratégicas.

22/02/2026 às 08:19
3 min de leitura
22.02.2026 - Declaração à imprensa 22.02.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante declaração à imprensa. Nova Delhi — Índia Foto: Ricardo Stuckert / PR

Anuncie Aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em declaração à imprensa neste sábado (21) na Índia, a necessidade de uma Organização das Nações Unidas (ONU) mais representativa e com maior capacidade de atuação nos conflitos globais. Ao lado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, Lula reiterou o pleito do Brasil e da Índia por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

“A ONU precisa ter força para interferir nos conflitos que existem pelo mundo hoje e, ela sendo inoperante, ela não vai resolver. Por isso, nós vamos continuar a luta para que a ONU seja mais representativa, com mais países do mundo inteiro, e mais Índia e Brasil no Conselho de Segurança como membro permanente”, afirmou Lula.

Ele ainda complementou, dizendo que “A ampliação das categorias de membros permanentes e não permanentes é condição essencial para conferir legitimidade e eficácia à governança global em meio a tantos desafios”.

Parceria Brasil-Índia

Durante a reunião com Modi, Lula reafirmou o compromisso do Brasil com a paz e o desenvolvimento sustentável. “Não há possibilidade de desenvolvimento sustentável e justo em um mundo conflagrado”, declarou.

O primeiro-ministro indiano também expressou apoio à reforma dos mecanismos internacionais e destacou a convergência de visões entre os dois países sobre temas como terrorismo e a necessidade de soluções diplomáticas.

Acordos Bilaterais

Durante o encontro em Nova Delhi, Brasil e Índia formalizaram diversos acordos de cooperação em áreas como pesquisa, saúde, empreendedorismo e minerais críticos. Modi destacou a importância do acordo sobre minerais críticos para a construção de cadeias de suprimento resilientes.

Lula ressaltou o potencial de cooperação em áreas como tecnologia da informação, inteligência artificial e biotecnologia. Na área de saúde, foram assinados acordos para pesquisa e produção local de insumos estratégicos, como vacinas e medicamentos oncológicos. A ampliação das trocas comerciais entre os dois países também foi um ponto central das discussões.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias