UE Cobra EUA por Cumprimento de Acordo Comercial Após Decisão da Suprema Corte
Comissão Europeia exige que Washington honre compromissos firmados, após novas tarifas globais anunciadas por Trump.
Anuncie Aqui
A Comissão Europeia cobrou neste domingo (22) os Estados Unidos a cumprirem o acordo comercial firmado no ano passado com a União Europeia (UE). A cobrança surge após o anúncio de novas tarifas globais pelo governo americano, em resposta à recente decisão da Suprema Corte dos EUA.
“Um acordo é um acordo. Como principal parceiro comercial dos Estados Unidos, a UE espera que os Estados Unidos cumpram os compromissos estabelecidos na Declaração Conjunta, assim como a UE mantém os seus”, afirmou a comissão em comunicado oficial.
A UE também demandou “esclarecimentos sobre as medidas que os Estados Unidos planejam adotar” após a decisão da Suprema Corte. Na sexta-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou que o ex-presidente Donald Trump excedeu sua autoridade ao impor tarifas que impactaram o comércio mundial.
Em reação, o ex-presidente Trump anunciou no sábado o aumento da tarifa global dos EUA de 10% para 15%, com validade a partir de 24 de fevereiro por 150 dias, incluindo isenções para alguns setores.
A decisão da Suprema Corte americana coloca em dúvida o futuro do acordo comercial, em um momento em que o Parlamento Europeu se preparava para aprovar o texto na terça-feira.
O acordo, assinado no ano passado, permitiu à UE limitar a 15% as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos à maioria de seus produtos, evitando a ameaça de imposição de tarifas de 30% pelo então presidente americano.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários